O surgimento das meias calças Leave a comment

As primeiras meias calças surgiram, com base nos registro de uso, foi na Mesopotâmia aproximadamente à 2200 anos atrás. Nessa época o uso era restrito a homens que pertenciam a guarda da realeza, a utilizavam pra se protegerem do frio intenso de invernos rigorosos.

A fabricação das meias era feito com diversos tipos de materiais como a lã e o algodão. Essas meias possuíam costura na parte de traz para facilitar a vida dos homens na hora de montar a cavalo, pois tornava mais confortável a utilização. A Rainha Catarina e até os nobres começaram adotar as meias devido seu alto valor de qualidade e proteção, assim os tecidos eram delicadamente bordados para utilizarem porque valorizavam os porte físicos, muito importante nessa época para ajuda-los na sedução ocasionando casamentos. Tecer meias-calças era considerado uma arte ajudando a se espalharam por toda a Europa.

739px-Paolo_Uccello_058

Na Espanha entre 1550 e 1650 tiveram tamanha importância que os nobres tinham em média de oito pares no guarda-roupas. Nesse mesmo país houve a necessidade de criar meias que enrugassem ao longo da perna e quem fossem melhores para os soldados montarem a cavalo sem o incomodo, pois os espanhóis montavam com calças que chegavam até as coxas.

Por volta de 1780, a produção de matérias-primas melhorarão e as meias ficaram mais finas. Isso ajudou a se popularizarem entre as mulheres e diminuindo o uso pelos homens, então o uso das meias viraram quase exclusivamente das mulheres.

imagem1-e1377280213423

O inglês Willian Lee foi o primeiro a mecanizar a fabricação das meias calças finas. A França se tornou famosa em tecer mecanicamente meias finas de seda, famosas como as meias pretas usadas pelas bailarinas de cancã consideradas escandalosas.

Até o século 20 as cores mais comuns eram as escuras e de tecidos grossos, depois  as feitas com nylon começaram a ficar em evidencia devido ser grandemente utilizada por mulheres de saias compridas no intuito de se sentirem mais sensuais. No período pós-guerras essas meias ficaram mais acessíveis e se popularizou largamente entre o público feminino.

Hoje, possuímos vários tipos de modelos, materiais, cores e tamanhos.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Meia-cal%C3%A7a

Deixe uma resposta

X